menu ondecomprar visitas dicas fotos links receitas contato inicial

Conservação e Armazenamento do Parmesão

A durabilidade do queijo parmesão vai estar muito ligada ao tipo de maturação (baby, meia cura ou curados), ao tamanho do queijo (forma inteira fechada ou pedaços partidos) e à estação do ano (quantidade de umidade no ar e temperatura ambiente).

Se for um baby (até um mês de cura), que possui muito umidade na sua massa, a durabilidade é menor. Ao passo que um longa maturação de um ano (LM1) já está bem sequinho, portanto vai ter uma durabilidade bem maior.

Os queijos devem ser estocados em locais com boa ventila√ß√£o; apoiados verticalmente em madeira ou vidro; sem pl√°sticos, caixas ou outros materiais que os abafem ou escure√ßam sua superf√≠cie. N√£o devem ficar parados na mesma posi√ß√£o por mais de dois dias, devem ser girados. Existem no mercado, queijeiras de tela (fil√ī ou pl√°stico) branca, que permitem uma ventila√ß√£o e ilumina√ß√£o muito boas para o armazenamento domiciliar das pe√ßas.

Se eles (qualquer tipo) forem para geladeira, vão ter uma conservação mais longa, porém vão secar um pouco e ficarão mais duros. Se ralados, podem ser congelados (freezer ou congelador) sem perderem suas características originais de sabor e textura por muitos meses sem conservantes artificiais. No entanto é importante lembrar que uma ou duas horas antes do uso, dependendo da temperatura ambiente (verão ou inverno), deve-se retirá-los para aclimatação, porque praticamente nenhum queijo fica gostoso gelado!

Se surgir algum mofo na casca do queijo, é só lavá-lo com água corrente e uma escovinha de nylon. Em seguida, deixar secar ao natural e/ou usar papel toalha para os excessos. Ocasionalmente ocorrem mofos superficiais (na casca), porém se o queijo já estiver cortado e apresentar alguns buracos (olhaduras) naturais típicas do parmesão, faça um exame mais detalhado se não há alguma infestação interna que precise ser removida e descartada.

Podemos arriscar a dizer que de novembro a mar√ßo (no sudeste brasileiro), teremos uma conserva√ß√£o ao natural mais dificultada por conta do calor e da umidade alta. Sugiro que ao comprar uma pe√ßa ou peda√ßo de parmes√£o, decida por ralar uma parte para refrigerar e reserve outra para degusta√ß√£o em lascas, l√Ęminas ou cubos.

Enfim, pode-se dizer que o parmes√£o al√©m de conter altas doses de triptofano, subst√Ęncia que colabora bastante para o bom humor da pessoa, √© um queijo muito vivo, pois ele respira, transpira e muda de cor ao envelhecer!

Ent√£o, bom apetite...



Voltar para Dicas
2016 | Todos os direitos reservados by br3 Comunicação