Criamos e temos parceria com abelhas africanizadas e européias Apis mellifera e também algumas colméias de abelhas indígenas brasileiras Melliponas sp para polinização e produção de mel.
Possuímos um pasto apícola muito rico e diversificado, com espécies nativas de mata atlântica e campos de altitude, e também algumas espécies exóticas da flora brasileira.
As florações mais significativas são: assa peixe, candeia, eucalipto, marianeira, vassoura branca, laranjeira e outros citrus.
Podem ocorrer variações de cor e sabor de acordo com as flores da região onde o néctar é colhido. Pode ocorrer também sua cristalização por conta da diferença de temperatura entre o interior da colméia (aproximadamente 37º C) e o meio externo, sem que isto comprometa suas propriedades nutritivas.
O mel é a única substância doce da natureza que mantêm a sua qualidade sem adição de conservantes ou de qualquer produto químico. Porém muitas pessoas não se dão conta de que não basta o mel ser puro, ou seja, ser verdadeiro e não conter adulteração por outros produtos tipo glicose de milho.
Também é fundamental que ele seja fruto da colheita de néctar, pelas abelhas, em plantas localizadas em ambiente livre de poluição e agrotóxicos num raio de pelo menos cinco quilômetros.
Essa questão aliada do manejo ecológico adequado das colméias faz com que o mel além de ser puro, possa ser considerado orgânico e de boa qualidade.
Nossa produção de mel ajuda a manter mais de 60ha de Mata Atlântica de altitude em Minas Gerais.