menu ondecomprar visitas dicas fotos links receitas contato inicial

Trekking

Numa ramifica√ß√£o da Serra da Mantiqueira, distante 6 km da vila do Manejo ‚Äď munic√≠pio de Lima Duarte MG ‚Äď localiza-se a Serra Boa Vista. Parte integrante das chamadas Serra da Saudade e Serra do Cedro, a Boa Vista recebeu esta denomina√ß√£o devido a excelente vista que se tem de seus planaltos, com altitudes m√©dias de 1000 m e com m√°xima de 1280 m no Pico da Boa Vista.

√Č uma regi√£o caracter√≠stica de montanha da zona da mata mineira, com tradicionais pastagens de capins nativos (gordura) e outras culturas introduzidas, mata atl√Ęntica e capoeiras, grutas e grotas √ļmidas, areias de s√≠lica, cachoeiras de √°guas cristalinas e puras, pared√Ķes rochosos e campos rupestres.

Sua cobertura florestal apresenta uma vegetação típica de clima temperado tropical; com grande variedade de espécimes, como candeias, gramíneas, bromélias, orquídeas, jacarandás, paus mulatos, jacarés, assa-peixes, angicos e várias outras árvores de pequeno e médio portes. Estão presentes também espécies arbóreas exóticas, como eucaliptos, algumas frutíferas, melíferas e ornamentais, plantadas pelos fazendeiros ecologicamente corretos.

Sua popula√ß√£o animal, al√©m dos colonos e visitantes, representa uma boa amostra da fauna original das terras sul mineiras, sobrevivente das constantes agress√Ķes e crimes contra o meio ambiente brasileiro. Ela √© constitu√≠da basicamente de animais de pequeno e m√©dio portes, entre eles: seriemas; tatus; lontras; iraras; lobos-guar√°; jaguatiricas; on√ßas (parda e pintada); gamb√°s; tapitis; tamandu√°s; cobras (cascavel, jararaca, urutu etc); aranhas; numerosos insetos, anf√≠bios e aves (tucanos, gavi√Ķes, sabi√°s, beija-flores, maritacas, pica-paus, bem-te-vis, sanha√ßos, sa√≠ras, trinca-ferros etc).

Como forma de observação ecológica adequada para este bioma, sugerimos um trekking de leve ou médio esforço e ritmo suave o suficiente para total contemplação dessa harmonia natural e selvagem.

Um ecossistema de montanha, em qualquer lugar do mundo, possui a fragilidade de uma criança, portanto é preciso observar certos cuidados:

“Na natureza não se deixa nada, a não ser pegadas.
N√£o se tira nada, a n√£o ser fotografias.
N√£o se mata nada, a n√£o ser o tempo‚ÄĚ.

Solte-se e feliz caminhada!


Voltar para Visitas
2016 | Todos os direitos reservados by br3 Comunicação