bandeiras.png
logomarca.png

 

TRIPTOFANO  E  O  UMAMI

barra-titulo.jpg
triptofano.jpg

Triptofano

Recentes pesquisas apontaram os queijos parmesões como excelentes fontes de proteína para substituição das carnes vermelhas.

 

Um dos principais neurotransmissores do bem estar é a serotonina, formada por um aminoácido chamado triptofano.

 

O triptofano está presente em peixes, carnes, queijos, ovos e outras fontes de proteína. O parmesão possui a maior taxa do digníssimo elemento dentre os queijos.

 

Alguns pesquisadores inclusive estão associando o "famoso bom humor" dos italianos, apesar das constantes crises vividas pelo país, ao consumo constante dos queijos da família dos parmesões!

 

Outra questão que também ficou bem comprovada é que vale a pena reduzir o consumo de carnes vermelhas, para o bem geral da saúde humana e do meio ambiente.

 

UMAMI

Em 1908, o termo Umami foi criado pelo professor e cientista japonês Dr. Kikunae Ikeda que identificou o quinto sabor do nosso paladar.

 

Além do gosto salgado, doce, azedo e amargo, também tem o quinto: UMAMI.

 

Ele é chamado também de sabor do cérebro, por ser aquele que causa salivação e fica na nossa memória.

 

Vários alimentos são fontes de Umami, incluindo os cogumelos e queijos especiais, como o parmesão.

Desde o início do século XX, o UMAMI ultrapassou as fronteiras japonesas, conquistando paladares nas mais diversas cozinhas pelo mundo. O quinto gosto passou a ser fortemente difundido, ganhando visibilidade de chefes, pessoas do lar e, claro, da comunidade científica. A partir disso, fundaram-se institutos, organizações e centros de informação e pesquisa sobre UMAMI.

Em 2000, já globalizado, o gosto umami foi cientificamente reconhecido por um grupo de pesquisadores da Universidade de Miami. O estudo, publicado na revista Nature Neuroscience, comprovou a presença de receptores específicos do gosto umami na língua humana, classificando-o como 5° gosto básico.

 

Atualmente os chefes de cozinha querem desenvolver pratos com UMAMI.

Umami em japonês quer dizer: saboroso, delicioso.